Change Language:
Cadastre seu e-mail e receba os informátivos da Texsa do Brasil.
Você está aqui: Home » Responsabilidade AmbientalTwitter

Responsabilidade Ambiental


Meio ambiente é assunto sério em nossa empresa, por isso a TEXSA Lubrificantes acompanha cada etapa de produção, envase, utilização e retorno das embalagens e resíduos utilizados.

Nosso parque fabril é inspecionado e autorizado para funcionamento por órgãos de fiscalização como IAP (Instituto Ambiental do Paraná), IBAMA, Corpo de Bombeiros e ANP, além de um monitoramento ambiental constante do solo, ar e água, revisão de frotas e veículos constantes, a fim de minimizar a emissão de gases poluentes.

Política Ambiental

"A TEXSA DO BRASIL LTDA entende que trabalha com matérias primas e produtos potencialmente poluidores e por isso estabelece um compromisso ambiental em todas as etapas dos processos produtivos, em suas atividades administrativas e nas relações com empresas parceiras e clientes."”.

A política ambiental da Texsa do Brasil é, portanto assim expressa:
- prevenir, monitorar e controlar sistematicamente processos da empresa notadamente aqueles com impacto ambiental significativo;
- cumprir rigorosamente a legislação ambiental, regulamentações normas e técnicas;
- promover a melhoria continua dos produtos com soluções ambientais viáveis e seguras, prevenindo a poluição.




A Texsa utiliza em todas as suas impressões apenas papel certificado pela FSC - Forest Stewardship Council, garantindo assim que todo o papel utilizado são de fontes manejadas ambientalmente correta.



Legislação Brasileira

A legislação brasileira prevê que empresas produtoras ou importadoras são responsáveis pelo recolhimento, coleta e destinação correta dos óleos lubrificantes usados.

A resolução nº. 362/05 é instituída pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), órgão responsável pelas leis que definem o destino correto dos OLUC (óleos lubrificantes usados ou contaminados).


A Coleta

A coleta das embalagens e resíduos de óleo lubrificante é feita através de pontos de coleta estrategicamente espalhados pelo país, o que garante um elevado volume de coletas diminuindo os riscos causados ao meio ambiente.

Essa coleta é realizada, por exemplo, junto aos postos de serviços, postos de combustíveis, oficinas e concessionárias por empresas certificadas e autorizadas nacionalmente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A Texsa Lubrificantes orgulha-se em coletar e reciclar quantidades cada vez maiores de produtos e embalagens acima do estipulado pela lei brasileira, contribuindo assim para o cumprimento da lei, e principalmente pela vida do planeta.


As Embalagens

As embalagens coletadas passam por um processo de descontaminação e separação de materiais para que, com todo um processo industrial estes materiais voltem ao mercado em forma de novas embalagens (exceto alimentícias) ou novos produtos.

Além das embalagens plásticas, nossos produtos são acondicionados para armazenagem e transporte em caixas de papelão recicláveis, firmando assim nosso compromisso com o meio ambiente


A Texsa Lubrificantes assinou contrato com o Instituto Jogue Limpo, para atender a Lei 12.305 de 2.010 que se refere a Política Nacional de Resíduos Sólido.

A Texsa coleta suas embalagens de lubrificantes em todos os estados atendidos pelo Instituto Jogue Limpo. O Instituo realiza todo o processo de coleta, descontaminação e reciclagem das embalagens de lubrificantes, fazendo com que este material plástico tenha um novo ciclo, se tornando outros produtos, evitando assim o seu descarte inadequado e a contaminação do solo, água e ar caso seja queimado. Para mais informações e saber quais os estados atendidos clique na logomarca do Instituto.

Texsa Texsa Lubrificantes - Todos os direitos Reservados Prestige Agência Web